Sobre o site

INTRODUÇÃO

O site Guia de Favoritos é um site desenvolvido para o compartilhamento de informações, com links para sites úteis diversos. Este, por sua vez, conta com postagens que indicam estes sites que são classificados em categorias e tags, de modo individual. Links são adicionados periodicamente, sendo também possível que haja a sugestão de utilizadores do site (que pode ser feito na página inicial do site, na aba de contatos). Postagens também são, eventualmente, removidos, de acordo com a necessidade (como o site não existir mais ou até estar redirecionando para outro local que nada tem a ver com o que deveria ser de origem). Vale citar que, em alguns casos, determinados sites podem ficar indisponíveis temporariamente por problemas técnicos ou por conta de algum período de manutenção.

OBJETIVO

Perde-se muito tempo e conteúdo quando fechamos o nosso conhecimento somente para o proveito próprio e quando não guardamos informações importantes para futuras pesquisas e utilizações. O principal objetivo do site Guia de Favoritos é ser um facilitador, neste sentido. Compartilhar e guardar informações é uma das práticas mais simples e eficazes de se adquirir novos conhecimentos e manter os que já possui (e também, economizar tempo).

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E USO DO SITE GUIA DE FAVORITOS

O site Guia de Favoritos apenas anexa links em postagens, de forma individual, portanto, não é responsável pelo conteúdo e práticas de privacidade destes links de terceiros (na dúvida, deixo a sugestão que consulte as declarações de privacidade do site que estiver visitando e procure saber sobre suas respectivas reputações).

Mencionado isto, é de responsabilidade total do usuário a posterior navegação e utilização destes sites, em todos os seus sentidos.

POSTAGENS NO BLOG

Por padrão, as postagens contam com um print (captura de tela) feito no dia em que a postagem do respectivo site foi feita (apenas para referência visual). Naturalmente a aparência de boa parte deles vai mudar no decorrer do tempo (ou ao menos, o conteúdo relativo a informações, propagandas, etc.). Estas postagens contam com uma breve descrição do site e o idioma padrão exibido (este, definido como idioma primário, partindo do pressuposto que o site tenha sido aberto em território nacional, visto que parte deles possuem idiomas múltiplos). Por fim, é disponibilizado o link para a página principal e, em alguns casos, adicionalmente, para alguma sub página do site que também seja relevante de deixar citado para acesso rápido.

SEGURANÇA DO USUÁRIO AO NAVEGAR EM SITES E REALIZAR DOWNLOADS

Atualmente o site Guia de Favoritos conta com uma vasta quantidade de links de sites na internet em diversas categorias e é fundamental notar alguns pontos ao navegar por estes sites. Aliás, isto se aplica a qualquer site que você visite no seu dia a dia. Abaixo deixo citado algumas dicas e sugestões que podem tornar a sua navegação mais segura e privativa. Algumas são dicas bem simples e outras mais opcionais e complexas que devem aplicar-se a cada usuário de acordo com a sua necessidade ou preferência de uso.

1 – Mantenha seu sistema operacional sempre atualizado. Deste modo correções relativas a brechas de segurança são realizadas e os riscos provenientes dos mesmos estando expostos são minimizados ou até mesmo neutralizados.

2 – Instale aplicativos confiáveis, de preferência que sejam obtidos diretamente no site do desenvolvedor e os mantenha atualizados também pelo mesmo motivo da recomendação anterior. Em caso de dúvida, é possível  consultar portais de downloads nacionais e internacionais para ter boas referências de softwares. Claro, procure utilizar portais de downloads confiáveis e procure sempre ter mais de uma referência, se possível.

3 – Utilize algum sistema de segurança em seu sistema operacional. Há diversas alternativas disponíveis na web que vão desde a soluções de antivírus e firewall até aplicativos mais específicos que abordam uma segurança mais aprofundada (como criptografia ou VPN, por exemplo). Estude também o ambiente no qual esta solução vai ser aplicada, para que não ocorra impacto negativo na execução de suas atividades e desempenho de seu sistema operacional.

4 – Esta dica é mais voltada para usuários avançados ou que procurem outras alternativas de segurança. Analise também a possibilidade de utilizar sistemas operacionais menos visados por invasores e malwares em geral. Lembre-se que sistemas operacionais que são mais utilizados são os alvos preferidos de hackers, tendo-se em vista que a maioria dos usuários utilizam os mesmos. Claro, isto não é uma regra, mas é uma alternativa disponível para melhorar a sua segurança, de uma maneira geral. Utilizar mais de um sistema operacional ou até mesmo uma máquina virtual também pode ser uma opção, dependendo de sua utilização e finalidade. Existem ainda, para além disto, sistemas operacionais para diversas finalidades, incluso, por exemplo, distribuições Linux designados a privacidade do usuário e navegação na Deep Web.

5 – Verifique a reputação de um site. Na dúvida, existem alguns aplicativos (como alguns kits de segurança ou extensões para navegadores) que dispõem de informações sobre a reputação de um site (normalmente até pré exibidos em resultados de página de busca como o Google). Fique atento a estes detalhes e nunca compartilhe informações sensíveis em sites que não lhe pareçam confiáveis. Muito cuidado com sites fraudulentos que podem, inclusive, se passar por empresas idôneas.

6 – Em especial, se estiver a realizar compras e compartilhar informações sensíveis, verifique a confiabilidade do site que estiver visitando. Certificados SSL/TSL (que fornecem proteção de criptografia ao site visitado e apresentam um cadeado verde ao lado do endereço digitado em seu navegador) são fundamentais para estes tipos de situação, pois aumentam sua segurança no compartilhamento destas informações sensíveis. Evite, ainda assim, usar uma única senha para diversos acessos diferentes. Consultar a reputação da empresa, na dúvida de confiabilidade do mesmo, é fundamental.

7 – Ao realizar o download de arquivos que possam lhe parecer suspeitos, verifique sua extensão, fonte (local de onde baixou) e tamanho do arquivo baixado. Na dúvida, visite sites que fornecem verificação de arquivos individuais com diversos anti-malwares simultaneamente. Esta dica é válida tendo-se em vista que nenhuma solução anti-malware consegue ter 100% de eficácia na detecção de malwares em geral, além de poderem, eventualmente, apresentar resultado falso-positivo (detecção errônea de malware).

8 – Se estiver a utilizar compartilhadores de arquivos (redes P2P), tenha cuidado redobrado com o conteúdo baixado, não só relativo a possibilidade de infectar seu sistema operacional com malwares contidos nestes arquivos, mas também, em relação a ficar atento a questão de direitos autorais referente ao conteúdo baixado, principalmente se for disponibilizá-lo à terceiros ou se for utilizar em ambiente corporativo.

9 – Evite dispor de informações sensíveis em locais públicos (cuja qual você desconhece a segurança aplicada a rede utilizada), redes públicas, como o próprio nome sugere, não são redes adequadas para que se faça uso de dados pessoais e sensíveis, pois não provêm, normalmente, de recursos que lhe garantam privacidade e segurança.

10 – Crie boas senhas (e as troque periodicamente) e faça backup de tudo aquilo que lhe for importante em algum local seguro. Lembre-se que um backup é inútil até que torne necessário a sua utilização.